quinta-feira, 3 de setembro de 2009

EDIFICIO JOELMA,SP

História:
O Edifício Joelma, atualmente denominado Edifício Praça da Bandeira, é um edifício da cidade de São Paulo que sofreu um grande incêndio em 1 de fevereiro de 1974, uma sexta-feira.

Foi inaugurado no ano de 1971 e localiza-se no nº 225 da Avenida Nove de Julho com outras duas fachadas para a Praça da Bandeira (lateral) e para a rua Santo Antônio (fundos).

Foi o local de uma grande tragédia. Um curto-circuito em um ar condicionado do 12º andar provocou um incêndio que se espalhou por todo o edifício, vitimando várias pessoas (179 mortos e 300 feridos). Estavam no local cerca de 756 pessoas. Naquela época, a cidade ainda recordava intensamente a tragédia do Andraus.

O incêndio recebeu na época grande cobertura da mídia. Vários helicópteros o circudaram quando do incêndio, sendo que alguns deles conseguiram resgatar algumas pessoas do topo do edifício. Os helicópteros pousavam no viaduto em frente e na Câmara Municipal que se situa nas proximidades.

Quando do incêndio, várias pessoas correram ao topo do edifício a fim de fugir das chamas. Devido a localização no edifício, junto a praça das bandeiras, o incêndio pode ser observado por muitas pessoas.

A ação dos bombeiros foi prejudicada pois eles não tinham equipamentos básicos como máscaras contra gás.

O edifício não provia de escada de incêndio e de heliporto.

Os profissionais que fizeram as instalações elétricas do prédio foram considerados como co-responsáveis pelo incêndio.
Mistérios sobre o prédio
O lugar ganhou fama de ser assombrado e amaldiçoado. Em 1978 foi rodado o filme Joelma 23º andar, baseado no livro Somos seis, do medium Chico Xavier, no qual se conta a história de uma garota que morreu no incêndio. O papel da protagonista foi interpretado pela atriz Beth Goulart. No dia 30 de Junho de 2005, o programa Linha Direta da Rede Globo, estréia o quadro "Linha Direta Mistério" com o caso Joelma.

Treze pessoas tentaram escapar por um elevador, mas não conseguiram, os corpos não foram identificados, foram enterrados lado a lado no Cemitério São Pedro, em São Paulo.

Os corpos deram origem ao mistério das Treze Almas e a elas são atribuídos milagres, ficando conhecidas como as 13 almas não identificadas

links dos videos do linha direta

parte 1 : http://br.youtube.com/watch?v=Wa2LFicPHJI

parte 2 : http://br.youtube.com/watch?v=GzYhwlAZVJg&feature=related

parte 3 : http://br.youtube.com/watch?v=Bt_PaUHUXls&feature=related

parte 4 : http://br.youtube.com/watch?v=BcODcTgFSlM&feature=related

parte 5 : http://br.youtube.com/watch?v=UnaGi_5Kgk4

parte 6 : http://br.youtube.com/watch?v=OVBkieyx-5Q

ultima parte: http://br.youtube.com/watch?v=H0i0m4dquMI&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário