Quando ainda somos criança, é contado uma história de que durante a noite de natal o papai noel entra pela chaminé e deixa os presentes na árvore natalina sem que ninguém o veja. Logo se pensa, quantas casas aqui no Brasil tem chaminé? Menos de 2% de todas as casas. Mas somos crianças, e isso não conta em nada. Vê-se em filmes também de que podemos escrever uma carta ao papai noel pedindo o que vamos ganhar, mas acho que muitas crianças já se frustraram com isso.
O que ninguém sabe é de onde veio a lenda do papai noel. Vou-lhes contar como tudo começou.
Noel - O início
Por volta de 1810 na Groelândia, o natal era comemorado com muitos enfeites feitos de gelo, e bonecos de neve originaram-se de lá. Os presentes simbolizavam toda aquela história cristã de onde realmente originou-se o natal. Mas quem era Noel?
Noel era um barbeiro, com seus poucos mais de 60 anos de idade, um homem que sempre teve uma vida sofrida, e que era sempre discriminado por ser filho de um homem, cuja morte foi consequência de uma tentativa de assassinato ao prefeito de sua cidade. Todos olhavam para Noel com desgosto, e com isso ele carregaria a sina culposa de seu pai para o resto da vida. As poucas pessoas que frequentavam sua barbearia tinham certa pena dele, e se dispunham a ser clientes para que ele tivesse um serviço honesto, mas isso não significava que essas pessoas não iam com certo aperto no coração de medo, e Noel percebia isso.
Ele sempre fazia sua própria barba. Todos os dias pela manhã ele acordava bem humorado, disposto a fingir que nada acontecia à sua volta, e que seu passado não o perseguia. Aos primeiros minutos do sol da manhã, ele abria sua barbearia, e esperava horas e horas até que um freguês entrasse pedindo algo de seus serviços.
Numa bela manhã do dia 08 de janeiro de 1811, uma linda mulher, loira de cabelos cacheados e muito simpática entrou em seu estabelecimento pedindo alguns retoques em seu cabelo. Noel sorridente, mostrou-lhe a cadeira, cercou-lhe o corpo com uma capa protetora para que ela não se suja-se e começou uma pequena e gostosa conversa na qual ele nunca teve em sua vida. A mulher parecia despreocupada, como se Noel não estivesse carregando aquela culpa que não era sua, ou então ele estaria sonhando.
Em certo ponto da conversa, a mulher se apresenta dizendo se chamar Grace e que acabara de se mudar da Finlândia para ali e que ainda não conhecia ninguém. Noel desanimadamente entendeu na mesma hora o motivo para tanta indiferença quanto a seu caráter, mas isso duraria pouco.
No minuto em que ele iria começar o serviço, já com a tesoura na mão, algumas pessoas ao lado de fora começaram a bater na porta gritando para que Grace saísse dali.
- Grace, saia daí agora, esse homem é filho de um assassino. Se não quiser morrer saia daí agora.
Grace reconheceu o homem com voz estridente e apavorosa. Era seu marido. No mesmo instante das últimas sílabas vindas da voz dele, Grace começou a chorar e pedir por favor para que Noel não fizesse nada. Ela saiu correndo dali.
Poucos segundos após, o silêncio pairava sob sua barbearia novamente e este foi o momento fulminante na decisão de uma mudança radical em sua vida.
- Não aguento e não vou mais tolerar isso.
Vociferou Noel.
- Deste momento em diante serei outro homem, e à partir de agora eles devem começar a realmente se preocupar comigo.
2 anos depois - Véspera de natal
A barbearia de Noel estava fechada à 2 anos, e ninguém mais ouviu falar de Noel ou o que tenha acontecido com ele. O fato é de que todos da cidade estavam aliviados.
Era véspera de natal de 1813. Na base da grande árvore enfeitada no centro da cidade, um homem de roupas de frio brancas, botas pretas, gorro branco e barba branca sentava numa grande poltrona. Balançando um pequeno sino gritando hohoho ele dizia:
- Hohoho, sou o velhinho dos presentes. Venham todas as crianças a mim e digam o que querem ganhar. O velhinho dos presentes vai dar. Hohoho.
E toda a população espantada por aquele estranho personagem começaram a se aglomerar em volta da árvore com muita curiosidade. Noel, que antes tinha barba e cabelo bem feitos, agora estava irreconhecível, senho denominado à partir de agora o "Velhinho dos Presentes".
Crianças ao escutarem as palavras do velhinho , ficavam atiçadas a irem ao encontro dele. No final, Noel tinha uma enorme lista com os pedidos das crianças com endereço fornecido pelos pais e já era conhecido entre as crianças como papai.
Natal marcado na história
Dia de natal. Durante o dia todos estavam apressados e empolgados com as festividades noturnas, enquanto Noel, mais tarde conhecido como Papai Noel, colocava em prática todo seu plano.
A cidade era pequena, e ao total na lista de Noel haviam 88 crianças.
Noel durante o dia todo sem descansar construía com suas próprias mãos os brinquedos das crianças. Eram carrinhos de madeira, bonecas de pano e muitas outras coisas que ele não havia entendido, mas que inventava novos brinquedos.
Durante a noite de natal, Noel esperou as festas cessarem, para que antes de terminar a noite, enquanto todos estavam exaustos dormindo em suas casas profundamente, ele entrasse pelas chaminés e colocava em prática todo seu plano.
Depois de entrar pela chaminé, Noel caminhava até a árvore natalina da casa, colocava um brinquedo endereçado à criança da casa, e logo em seguida procurava os quartos de seus pais. Ele levava consigo um saco com os presentes, e em seu cinto uma grande faca e uma pequena navalha.

Ao entrar no quarto dos pais, Noel retirava a faca e matava o homem e a mulher com golpes mortíferos no peito de cada um. Depois retirava seus olhos e os guardava numa pequena caixa que ficava dentro do saco de presentes. Com a navalha ele deixava as duas pessoas carecas e sem o couro da cabeça também, relembrando agora seu antigo serviço de barbeiro. Estava concluído seu serviço. Próxima casa.
Fui uma noite exaustiva para Noel, mas logo na manhã seguinte o resultado foi uma verdadeira e abominável cena de desespero em todos os cantos da cidade. Assim como ele queria e planejara. Políciais, famílias e visitantes nervosos e desesperados sem saber o que fazer, quando uma voz em meio à multidão gritou apontando para a grande árvore de natal do centro.
- Foi o velhinho dos presentes. Olhem a ávore de natal.
As pessoas em conjunto olharam com atenção aos enfeites pendurados em cada ponta do grande pinheiro. Os olhos de todas as vítimas estavam ali, no lugar das bolas brilhantes. Enquanto isso dezenas de sacos pretos circulavam para retirar os corpos das casas.
Todos os que estão mortos foram aqueles que tinham filhos e os levaram até ele na véspera de natal. Por sorte ele não fizara nada com as crianças.
Outra voz gritava:
- Vamos matá-lo.
Assim todos em união vasculhavam beco por beco pelo velhinho dos presentes, mas durante mais de 2 horas nada encontraram.
Ao passar em frente da antiga barbearia de Noel, alguns participantes de um grupo perceberam que aquele lugar não estava mais abandonado. Rastros de botas por toda a neve da calçada marcavam o caminho até a porta, que agora já não tinha mais neve sob a fechadura.
Com um pesado chute, a porta veio abaixo rapidamente, e em dupla entraram as primeiras pessoas. O restante do grupo aguardava ancioso por vingança. Esperavam um sinal para invadirem a casa e matarem o velhinho dos presentes. Mas alguns segundos se passaram, e a única coisa que escutaram foi o silêncio seguido por dois corpos que foram jogados para fora mortos e com as gargantas rasgadas. Em seguida Noel saiu pela porta da frente com sua roupa branca, agora vermelha de sangue, gritando:
- Hohoho venham pegar seus presentinhos com o Papai Noel. Hohoho.
Ele entrou e o silêncio dentro da barbearia só era cortado pelos gritos da multidão.
A polícia chegou e cercou todo o quarteirão. Eles queriam invadir para tentar prender Noel, mas a população em massa chegou gritando:
- Vamos queimar o Papai Noel.
E foi o que fizeram. As chamas foram tão fortes e altas que para chegar perto do local da barbearia as pessoas tiveram que esperar mais de 1 dia para o calor diminuir.
A lenda
A história do papai Noel foi distorcida com o tempo, e hoje, pelo menos em teoria ele é uma boa pessoa, um bom velhinho. Mas lembrem-se de quem ele realmente foi no passado.





O DIA DA BESTA

Depois do post de ontem é conveniente tentar encontrar uma explicação para a invasão de Pais Natais. Parece que o Pai Natal tem uma origem bastante antiga. Baseia-se na figura de São Nicolau, um santo muito popular na Rússia que tinha o hábito de dar presentes às crianças pobres. Com o tempo adquiriu a fama de milagreiro e, durante a Idade Média, o seu culto estendeu-se a toda a Europa.
A Reforma Protestante praticamente extinguiu o culto deste santo. Na Holanda, todavia, a sua figura permaneceu. No século XVII os holandeses levaram para as colónias norte-americanas a figura de Sinterklaas (adaptação do nome de "São Nicolau") para New Amsterdam, nomeadamente – que se viria a tornar nada mais nada menos do que na cidade de Nova Iorque. A corrupção natural do termo e a sua adaptação à língua inglesa resultou em... Santa Claus.
Mas a imagem do Pai Natal tal como a conhecemos hoje – barrigudo, de barbas brancas, vestido de vermelho e sempre a rir-se oh! oh! oh! – foi criada em 1931 para uma campanha da Coca-Cola! A empresa começava então a dirigir-se a um público infantil (Walt Disney já tinha demonstrado as vantagens de converter as crianças em consumidores...). O Pai Natal tinha tudo para ser o Coca-Cola-Man perfeito: alegre, bonacheirão e metido em situações engraçadas; a cor da sua roupa era, claro, a mesma da conhecida marca. O homem trabalhava duramente ao longo de toda a noite para entregar os brinquedos. Nada melhor, portanto, do que uma garrafa do refrigerante castanho escuro para o recompensar!
haddon Sundblom - o criador do papai noel ou pai natal
Corria o ano de 1931 quando o ilustrador americano foi convidado pela Coca-Cola para desenhar a imagem para a sua campanha de Natal desse ano. Note-se que, desde 1920 até então, era hábito da empresa usar a imagem de Santa Claus para promover a sua bebida. Um dos ilustradores que precederam Sundbom foi nada mais nada menos do que Norman Rockwell que, pese embora os seus magníficos desenhos, não conseguiu obter grande sucesso publicitário.
Sundblom institucionalizou a figura do Pai Natal recusando a semelhança com um elfo de anteriores versões e dando-lhe um aspecto inequivocamente humano na fisionomia e, sobretudo, nos traços do rosto. Diz-se que recorreu a um modelo humano - um amigo seu, Lou Prentice - e, posteriormente ele próprio serviu de modelo. Além disso, teve a teimosia ou a intuição de desenhar sempre a mesma figura em todas as campanhas até 1964. Esta persistência teve como resultado a consolidação da figura que conhecemos hoje: um velho barrigudo, de longa barba branca, rosto corado e sorriso jovial.
![]() 1920 "Santa sabe o que é melhor para comer. Ele sempre pede Creme de Aveia". Note que esse Papai Noel é vermelho e marrom. | ![]() 1920 Colgate com produtos de higiene, os melhores presente, também em vermelho e marrom | ![]() 1920 Note como a Murad mudou seu Santa de turco para americano. Tema para discussão séria em aula. |
![]() 1921 bicicleta francesa | ![]() 1922 lanterna Eveready com santa vermelho e branco | ![]() 1922 relógios Ingersoll |
![]() 1922 grande avanço tecnológico - maquina de escrever portátil | ![]() 1923 US Escovas Fuller: "Deixe o vendedor da Fuller ser seu Papai Noel - 69 usos - da cabeça aos pés - do sótão ao porão". | ![]() 1923 US Catálogo da loja que criaria depois a Rena de Nariz Vermelho |
![]() 1923 a super moderna máquina Kodak de fole | ![]() 1923 maravilhoso uso de cor especial nesse anúncio | ![]() 1924 presunto Armour e como sempre o negro é um serviçal feliz com sua condição... |
![]() 1924 US Parecido com o da Coca? O que seria um Table-Talker? | ![]() 1924 US Muito parecido com o da Coca-Cola, vendendo meias Interwoven. | ![]() 1924 US Café Monarch também usava o Santa vermelho e branco... |
![]() 1925 parece que o modelo turco da murad veio para a Coleman, que fabricava a mesma coisa de hoje: lampiões e outras tralhas para camping etc | ![]() 1925 esse é o primeiro anúncio onde encontramos uma mulher natalina, mas é a filha de Santa Claus - o auor é James Montgomery Flagg (1877-1960) | |
![]() 1925 US Lanternas e pilhas Eveready (sempre prontas) num trabalho fotográfico, provavelmente com as cores pintadas em 1925 - new | ![]() 1926 US Até 2000 era a prova mais antiga de que a Coca não inventou o Santa Claus Vermelho e Branco | ![]() 1926 US Relógios Elgin, num anúncio a 4 cores, bem óbvio, com um curiosos Santa careca e com chinelos... |
![]() 1926 a mesma arte em publicação P&B - note a diferença do título na área de texto |
| |
![]() 1926 doces Huylers | ![]() 1926 mesmo judeus, os irmãos Dodge usavam Santa Claus para promover seus carros | ![]() 1927 cobertores Nashua. Note o menino vendo a sombra do pai colocando presentes na árvore. Anúncio maravilhoso. |
![]() 1926 relógios de bolso Elgin | ![]() 1926 esse é mais um perfeito exemplo de artes iguais ou muito semelhantes em midias diferentes. É o único que encontramos com a tradicional posição da criança sentada na perna de Santa na loja de departamentos, mostrando que o costume é antigo | |
![]() 1927 nesse anúncio dos relógios Seth Thomas o Santa ficou branco para compor a arte, bonita por sinal | ![]() 1928 bicicleta, um dos presentes eternos de Natal | ![]() 1928 até na capa da revista dos escoteiros o Santa veio com o visual moderno antes da Coca-Cola |
![]() 1928 propaganda francesa do chocolates Amieux com um Santa com bengala | ![]() 1928 a Wrigleys lançando seu chiclete com o dobro de menta | ![]() 1928 colchões Nashua com um Santa totalmente Coca-Cola |
![]() 1928 Dutch Cleanser | ![]() Não sabemos nem entendemos este anúncio ou produto mas o Santa solta um monte de holandesinhas com um porrete na mão, contra as casa dos desavisados. Parece até um anúncio de limpes étnica (Ethnical Cleansing) mas deve ser algum produto de limpesa que não existe mais | |
![]() 1928 lampadas de Natal Noma | ![]() 1928 do jornal Tulsa Tribune | ![]() 1928 anúncio francês das canetas Waterman - note o Santa ainda com roupas européias antigas. |
![]() 1928 US Curioso anúncio da Crayola, dos lápis de cera, com um Santa todo de branco. | ![]() 1928 US Outro exemplo da impressão de duas cores mostrando Santa vermelho e branco bem antes da Coca-Cola | ![]() 1928 US Até mesmo a Texaco (Texas Oil Company), cujas cores eram vermelho e branco, as colocou em seu Papai Noel antes da Coca-Cola. |
| ![]() 1928 US Ainda estamos longe de 1931, data oficial da Coca-Cola e o que não faltam são Santas Vermelhos e Brancos. | ![]() 1929 a sopa Campbels não podia estar ausente no Natal |
![]() 1929 "algum dia você vai comprar uma Frigidaire para ela" - professia que se realizou | ![]() 1929 estojo de luxo da Gilette para o barbeador de presente para o Natal | ![]() 1929 outra propaganda francesa da Waterman, com um ano de diferença e um Noel já americanizado |
![]() 1929 cartão de Natal - ainda estamos 2 anos antes da data em que a lenda declara que a Coca-Cola criou o Papai Noel vermelho e branco e quantos deles você já viu? |
![]() 1930 US Antes do anúncio oficial de 1931, encontramos este no Ladies Home Journal, e no Saturday Evening Post, que parece ser o primeiro! Antes do oficial de 1931 aí ao lado. | ![]() 1931 US Finalmente o primeiro anúncio oficial de Natal da Coca Cola de 1931, caso não confirmemos esse aí do lado, que era basicamente desconhecido. "Tiro meu chapéu para a pausa que refresca" | ![]() 1932 US Publicado no Ladies Home Journal e no Literary Digest do dia 3 de dezembro de 1932. Estas artes são de Haddon Sundblom e muitos dizem que são um auto-retrato. |
![]() 1933 "Fora com a cara cansada e sedenta" Que texto horrível.. | ![]() 1934 US "A pausa que mantém você em frente com alegria borbulhante". | ![]() 1935 US "Ela vai refrescar você também". |
![]() 1936 US "O velho Papai Noel diz: para mim também". | ![]() 1937 US "Dar e Receber Eu Digo..." Note a posição do Santa praticamente igual em 36 e 37 | ![]() 11938 US "Obrigado pela pausa que refresca" |
![]() 1939 US "E o mesmo para você". | ![]() 1930 US Melhor desenhado que os da Coca, dos chocolates Ward em 4 cores. Era de página dupla. Este é o lado esquerdo | ![]() 1931 Bebida com anjinho criança... Eta coisa politicamente incorreta... Anúncio francês |
![]() 1931 belo anúncio da sopa Campbels | ![]() 1933 Natal com frio? Vá para o Hawaii (com dois is mesmo) e até o Papai Noel pega um bronze. Arte de Ruth Grafstrom | ![]() 1934 Agora completamente bêbado, Noel tenta aliciar uma anjinha safada, mas adulta... |
![]() 1935 laranjas Sunkist | ![]() 1935 cigarros Chesterfield com pinup-girl | ![]() 1935 rádio RCA Victor |
![]() | ![]() 1936 Outro horrível Santa fumando. Mas o Luky Strike, tinha marijuana em sua mistura | ![]() 1936 US "Ela quer um refrigerador GE", mas é você quem vai ter que comprar... |
![]() 1936 US Dê um câncer de pulmão de presente para quem você ama... | ![]() 1937 US A indústria do cigarro sempre bateu firme no natal. Vai um Camel aí... | ![]() 1938 cereais Kellogs |
![]() 1938 EUA Martini - no que curiosa diferença do texto principal dos EUA para GB | ![]() 11938 GB Martini em anúncio na Inglaterra com texto diferente | ![]() 1938 US International Harvester, tradicional fabricante de caminhões e picapes |
![]() 1938 US Canada Dry Ginger Ale | ![]() 1938 GB Chocolates ingleses... | ![]() 1938 US Postage Meter Company tentando concorrer com o US Postal Service |
![]() 193? US "Dê para você um coffe break". Já parou para pensar que o café era concorrente da Coca. O que você acha que se bebia mais no inverno americano? |
![]() 1940 US "Alguém sabia que eu estava vindo" | ![]() 1940 Canadá | ![]() 1941 US Bem, a Segunda Guerra já estava comendo solta, mas "A sede não exige nada mais". |
![]() 1941 US Pearl Harbour já havia sido atacado mas... "Aquele Algo Mais voc6e pode ter a qualquer hora" | ![]() 1943 US Em guerra, a Coca muda de Santa para os soldados, as pessoas normais. | ![]() 1944 US Era mais importante os soldados que já voltavam da guerra |
![]() 1945 US O mais emocionante: o soldado volta e encontra o filho que ainda não tinha visto | ![]() 1946 US A vida ia voltando ao normal | ![]() 1947 US Volta o Santa, agora, ladrão de geladeira |
![]() 1948 US Sprite, o elfo, acoberta Santa roubando da geladeira | ![]() 1949 US "Viaje refrescado" | ![]() 194? US Papai Noel suicida? Nossa!#@ |
![]() 1940 você conhece o whisky Ballantine's, mas conhecia a cerveja? | ![]() 1940 espingarda de chumbinho Daizy o presente ideal para seu filho | ![]() 1940 US Magnífico desenho de um dos melhores da publicidade J.C. LEYENDECKER. Nada como um café com bolo para ouvir as notícias da guerra... |
![]() 1940 GB Cerveja Guinness em anúncio na Inglaterra já em guerra "Quando você estiver cansado, curta uma Guinness" | ![]() 1941 o santa ficou cinza no anúncio de duas cores pois o círculo vermelho era a marca do produto | ![]() 1941 US Perfume Old Gold |
![]() 1941 não se engane! o Mazda aqui não tem nada a ver com a marca de carros japoneses. São lâmpadas GE | ![]() 1941 tempos de guerra e Santa põe a grata em Tio Sam | ![]() 1942 fantástico santa pelado se enxugando nas toalhas Callaway Mills e a guerra que se dane... |
![]() 1942 US O Santa dos cigarros está com capacete de soldado | ![]() 1942 PERFEITA "desculpe filho", mas estamos em guerra a não há bicilcetas para serem compradas, mas depois da guerra você ganha | ![]() 1943 US Detalhe e um importante propaganda da Phlico. Mal os EUA tinham entrado na guerra, a Phlico anunciava os presentes do futuro: "rádio, rádio-fonógrafo, televisão, geladeira e ar-condicionado", frutos do milagre das pesquisas de guerra. Demais!!! - new |
![]() 1943 bem no clima da guerra, Noel troca o trenó por um Jeep militar e distribui cigarros Old Gold | ![]() 1943 US O Santa dos cigarros está com capacete de piloto | ![]() 1943 US 7up, o refrigerante de limão "continua crescendo". Note que a Papai Noel, tira a máscara, bem parecido com a da Coca de 1933... |
![]() 1944 numa arte de propaganda de guerra agressiva das meias Interwooven, Noel pisa em Mussolini, sacode Hitler pelo pescoço e segura o porquinho Hiroito pelo rabo... | ![]() 1944 US O "V"da Vitória já aparece no anúncio | ![]() 1944 creme de barbear Barbasol é "presente que VOCÊ deve dar a sua garota" |
![]() 1945 com o "V" da vitória e a guerra terminada a Remington quer apenas vender suas nova máquina de escrever portátil | ![]() 1945 comovente propaganda da Greyhound que levou os filhos e maridos embora e agora os traz de volta depois da Guerra | ![]() 1945 US Nem parece que a guerra aconteceu e acabou alguns meses antes |
![]() 1945 lâmpadas de Natal GE | ![]() 1945 US Canadá Dry, o delicioso ginger ale, feito com gengibre que nunca tivemos no Brasil. | ![]() 1946 gravatas Arrow |
![]() 1946 fumo de cachimbo | ![]() 1946 US Telefônica Bell "Ocupado para interurbano. Você pode ajudar ligando na segunda feira antes ou na depois do Natal". | ![]() 1946 US "Sempre dê Chesterfield", seu oncologista agradece... |
![]() 1946 US Panelas de vidro Pyrex que podiam ir ao forno e ao fogão. Uma revolução!!! Sabe quantos anos levou para chegar ao Basil??? | ![]() 1946 US Você não escapa: se não é Chesterfield, é Camel. | ![]() 1946 motor de pôpa |
![]() 1946 camisas TruVal (valor verdadeiro) | ![]() 1946 anúncio de Natal da Coca-Cola no Brasil | ![]() 1947 US Mais baixaria. Santa de terno e fumando... |
![]() 1947 US O mais aterrorizador é o da Budweiser. Não parece que Santa acabou de torcer o pescoço do ganso? | ![]() 1947 US "Se você pode comprar uma lavadora de roupas, pode comprar um Bendix". | ![]() 11947 US Aqueles presentinhos que ninguém suporta receber no Natal... |
![]() 1947 camisas Arrow | ![]() 1947 isqueiros Ronson | ![]() 1947 bicicleta Whizzer |
![]() 1947 aspirador Filter Queen | ![]() 1947 US Torradeira tem que ser Toastmaster... | ![]() 1948 Papai Noel Safado dando uns amassos na poltrona embalado pelos chocolates Rosemerie de Paris |
![]() 1948 canetas Rollit ao invés de canetas tinteiro | ![]() 11948 US Dê um aspirador de pó Hoover... | ![]() 1948 bola de boliche Brunswick |
![]() 1948 anti-ácido perfeito para a ceia de Natal | ![]() 1949 ferramentas Millers Fallas, nenhuma elétrica ainda | ![]() 1949 US Inauguração da nova estação central de trens de Nova Iorque... |
![]() 1948 refrigerante de limão SevenUP com mesma arte no ano seguinte | ![]() 1949 US 7up "Uma bebida para toda a família" | ![]() 1949 lâminas de barbear Schik com aplicador. Um dos produtos mais contrabandeados para o Brasil. Só entrou mesmo no mercado brasileiro uns 20 anos depois |
![]() 1949 Max Factor | ![]() 1949 US Isqueiros Zippo "A prova de vento" | ![]() 1949 USTorradeira GE |
![]() 1950 US "Fale sobre ser bom..." | ![]() 1952 US "E agora o presente para a sede". | |
![]() 1953 US "A pausa que refresca" | ![]() 1954 US "É meu presente para a sede" | ![]() 1955 US "Quase todo mundo aprecia a melhor"... |
![]() 1956 US Cadeira Eames uma das mais famosas da história do mobiliário | ![]() 1957 US "Sinal de bom gosto" | ![]() 1957 por enquanto é nosso primeiro registro de arte semelhante e propaganda diferente do Natal da Coca. esta foi publicada na Todays Health magazine |
![]() 1958 US Uma cadeira menos esnobe | ![]() 11959 US Finalmente flagrado!!! | vazio |
1![]() 1950 trenzinho elétrico da Celanese | ![]() 1950 Cigarros Pall Mall | ![]() 1950 para um rosto suave |
![]() 1950 US Televisão Dumont para 1951. Outra marca que se perdeu na história... | vazio | ![]() 1951 US Macho que é macho acende seu câncer com um legítimo Zippo... |
![]() 1951 cerveja Miller em sua antiga garrafa | ![]() 1951 Seven Up em página dupla | |
![]() 1952 estranha arte da cerveja Budweiser com o trenó sendo puxado por 8 cavalos ao invés de renas... | ![]() 1952 propaganda do Coffee Bureau para incentivar o consumo de café nos EUA | ![]() 1952 roupinhas de criança Mitzi Frocks |
![]() 1952 chocolates Roxbury | ![]() 1952 "Uma mensagem de Papai Noel para todo marido que ama sua esposa: compre uma máquina de lavar louça" | ![]() 1952 câmeras e equipamentos para ver aqueles cromos View-Master que pareciam tridimensionais |
![]() 1952 A Kodak colocou à venda um jogo de adesivos com translúcidos com temas natalinos para colar por dentro das janelas das casas. parece que teve algum problema com o nome do produto e o chamou de Yule-Art, nome histórico da festa do Natal, que ninguém usou mais. | ![]() 1952 Black & Decker com as ferramentas de sempre | ![]() 1952 US Chocolates Brach |
![]() 1952 US Cigarros Camel | ![]() 1952 o Santa de ceroulas vende camisas... | ![]() 1952 camisas Van Hausen ficam bemcom qualquer roupa |
![]() 195? Fantástico! Mulher nua tomando banho depois de ter tirado a roupa de Santa. Perfume "Chocking de Shiaparelli" | ![]() 195? US 3 em 1 da Admiral com TV, toca-discos e rádio. | ![]() 195? US Máquina de escrever portátil Smith Corona |
![]() 1952 sexo vende? Por que será que uma Mamãe Noel gostosa como essa nunca emplacou? | ![]() 1953 Bop Hope de cabeça para baixo anunciando suportes de fraldas plásticos coloridos | ![]() 1953 US Langerie Mojud, afinal Papai Noel pode esbarrar com você a caminho da geladeira e é melhor estar preparada. |
![]() 1953 curioso anúncio de cartões de Natal Gibson | ![]() 1953 ah, as poltronas.... | ![]() 1953 US "E traga para o papai algumas ferramentas Bonnet" |
![]() 1953 biscoitos Hunley e Palmers | ![]() 1954 a Parker continua insistindo nas canetas de penas | ![]() 1955 Seven Up |
![]() 1955 US Na hora de descansar Noel prefere uma cama Wamsutta. E você? | ![]() 1955 US Gelatina Jell-O. Bem ao estilo das propagandas da Coca. | ![]() 1955 balança de banheiro |
![]() 1955 US Santa resfriado na propaganda de lenço de papel Kleenex com a Luluzinha. | ![]() 1955 US Papai Noel continua fumando. Era uma vergonha mesmo... | ![]() 1956 pratos inquebráveis, ou quase... |
![]() 1956 presentinho bom para sua mulher é um Cadillac | ![]() 1956 US Pepsi!!! | ![]() 1956 Pepsi duas artes para o mesmo ano |
![]() 1957 Pepsi | ![]() 1957 Vamu cumê banana minha gente | ![]() 1957 charutos Dutch Masters |
![]() 1958 US Se um Papai Noel com essa cara aparecer na sua casa, pode enfiar porrada!!! O coisa feia! | ![]() 1958 "Você é Papai Noel? Se for, você precisa ver estes isqueiros Zippo antes do Natal. Como você sabe Noel, Zippo é o isqueiro que funciona". | ![]() 1958 US Chocolates Whitman |
![]() 1958 café Sanka: "Perdoe você mesmo, tenha o melhor do grão do café, o aroma, mas sem a cafeína". | ![]() 1959 US Sabão em pó Tide, faz tudo que os outros fazem. Essa embalagem lembra algum produto para você? | ![]() 1959 US Até que enfim uma propaganda! Uma das melhores da história. É de Natal, se concentra no produto, o café, e nos deixa imaginar o resto. PERFEITA! |
![]() 1959 US O pó para suco Kool-Aid também dá seu show de Natal sem Santa. | ![]() 195? um dos mais graciosos anúncios de Natal com um apelo irresistível para as a crianças quererem gelatina | ![]() 195? US Dê discos da RCA Victor de presente neste Natal. |
vazio | ![]() 1959 um dos poucos anúncios de página dupla da Coca-Cola, muito parecido com o da Seven Up de 1951, lá no começo desta página - o curioso é que é uma a mais para o Natal de 1959. |
![]() 1960 US Outra bela poltrona cercado por duendes | ![]() 1961 US Flagra de novo.., não! | ![]() 1962 US Santa é uma criança! |
![]() 1963 US Uma Coca para mim? "Melhor com uma Coca" | ![]() 1964 US Oh não! Ganhou um poodle... | ![]() 1965 US Note que as crianças são as mesmas, na mesma posição! Coisa para discutir na aula... |
![]() 11966 US Tiraram a poltrona e as crianças. Um Santa burocrático. |
| ![]() 1967 com o mesmo tema do anúncio geral, o oferta de enfeites para a árvore, grátis na compra do 6 pack |
![]() 1968 US A marca invertendo as cores e oferecendo bonequinhos de decoração de Natal na compra o 6-pack | ![]() 1969 US Foco no produto! "O pequeno ajudante de Papai Noel" | vazio |
![]() 1960 US Lava louças GE com jogo de pratos grátis. | ![]() 1961 US Bolas e pinos de boliche AMF | ![]() 1961 US Chore com essa: cigarro Pall Mall "Protege contra garganta arranhando". |
![]() | ![]() 1961 "Quantos dias de schwepping até o Natal?" - Inglaterra da Schweppes | ![]() 1961 campanha sobre perda de peso |
![]() 1962 sopa de tomate Campbels com sanduiche. | ![]() 1962 Esso | ![]() 1962 US Sabão líquido para banho da Colgate, com embalagem de Papai Noel. |
![]() 1963 US "Como 375 Santas resolvem seu problema com presente" do modelo 375 do relógio Bulowa | ![]() 1963 US Honda CA-9G de 150 cc "Ajudante do Papai Noel" | ![]() 1964 "A resposta em scotches de presente é tão clara quanto Black & White" |
![]() 1964 US Bell Telephone "Ajudante de Papai Noel" | ![]() 1964 Super Histórico! Disco compacto de Natal de Elvis Presley, em 45 RPM e "pela primeira vez em estéreo!" | ![]() 1966 US United Airlines: "Ele é o único que voa para mais lugares do que nós". |
![]() 1967 US A Fiat tenta entrar no mercado americano com o pequeno 850. Fracasso total. | ![]() 1969 Whisky Jonny Walker | ![]() 1969 bourbon Early Times |
![]() 1969 Whisky J&B | ![]() 196? US Outra das perfeitas. Você está no frio do Natal? "Olhe quem está na Flórida" |
![]() 1970 US "Coca Cola é isso aí". O melhor slogan, mas sem tradução. | ![]() 1971 excelente plao de detalhe. Não é preciso mostrar o produto inteiro | ![]() 1972 as duas marcas, Coke e Coca-Cola continuam disputando a cabeça do consumidor |
![]() 1973 US Desde 1969, acabou-se o Natal mágico e só vieram garrafas e copos | ![]() 1970 mini-moto da Yamaha para crianças | ![]() 1970 Whisky Cutty Sark |
![]() 1971 sabão em pó Cold Power | ![]() 1972 Kodak Instamatic Pocket para o interessante e incompreendido filme 110 | ![]() 1972 US Mande seus presentes pela Greyhound, tradicional empresa de ônibus interestaduais. |
![]() 1972 bicicleta de corrida, uma das marcas mais tradicionais | ![]() 1972 Johnnie Walker Black Label "Ele sabe se você foi bom, mau, ou extremamente bem sucedido" mas a foto é com uma ridícula maquete de montanhas com um trenó e renas de brinquedos de plástico... |
![]() 1980 perfume Charlie | ![]() 1980 perfume Crown Royal | ![]() 1980 Sammy Davis jr, e Alka Seltzer, o primeiro Papai Noel negro e judeu, no mínimo engraçado. Mas mostra o preconceito e marca a primeira vez que a publicidade colocou um negro na figura de Santa Claus. |
![]() 1991 Este é um cartão de Natal da comunidade gay de Los Angeles com um Papai Noel sarado, pelado e com algo maior que o saco de presente, coberto pelo envelope... Sinal dos tempos |

